Pin-up Músic

Babygirls e Rockers

Friends

Search this blog ( pesquisa )

I am : Mademoiselle

Minha foto
São Paulo, SP, Estonia
A pin-up girl in a modern world: Gypsy/Pin Up/Fetishist/Scorpio/Dancer/Passionate ****

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

As pin-ups contemporâneas

Dita Von Teese

A partir dos anos 80 o ilustrador japonês Hajime Sorayama surge com uma versão atualizada e futurista das pin-ups. Considerado um novo Alberto Vargas na história da ilustração de belas mulheres, o artista já teve suas pin-ups usadas em campanhas da Sony e da Levi’s, além de freqüentarem com regularidade as páginas da revista masculina Penthouse.

No Brasil, o fotógrafo Adrian Benedykt tem se especializado em retratar o renascimento das pin-ups neste novo milênio. Em suas imagens (ou “cheesecakes”, como são chamadas as fotografias de pin-ups) a sensualidade, o mistério e o glamour das pin-ups tradicionais se misturam a uma atitude mais ousada das modelos.

Outra versão atual das pin-ups, mas com um apelo erótico muito mais intenso do que o das originais, aparece no site Suicide Girls (para maiores de 18 anos). Nele, modelos do mundo inteiro, que fogem dos padrões de beleza do universo fashion, adotam a pose de pin-ups nas fotografias e revelam um pouco de suas vidas. O sucesso do site já levou as pin-ups do Suicide Girls para participação no popular seriado televisivo CSI.
A revista de quadrinhos Heavy Metal tem sido uma das principais moradas das pin-ups contemporâneas. Entre elas, estão as criadas pelo artista italiano Lorenzo Sperlonga. Nas últimas décadas, as mulheres também ingressaram no universo de criação das pin-ups. Entre os nomes femininos que se destacam estão as americanas Jennifer Janesko e Susan Heidi.

Jennifer Janesko



Susan Heidi

Mais do que inspirar os artistas, as garotas que têm servido de modelos para pin-ups desde os anos 80 têm assumido uma postura mais ativa de construção e divulgação dessa imagem. Entre as mais famosas está a modelo, performance e atriz Dita Von Teese. Inspirada pelas mulheres fatais e pin-ups dos filmes hollywoodianos dos anos 30 e 40, ela recriou a arte do burlesco com suas performances sensuais e fetichistas. Fã confessa de Betty Grable, Marilyn Monroe e Rita Hayworth, Von Teese não se encaixa nos padrões de beleza das últimas décadas. Com seu estilo retrô, ela tem se mostrado uma musa elegante, sensual e provocativa.

O sucesso das ilustrações futuristas de Hajime Sorayama, das Suicide Girls e da modelo Dita Von Teese prova que as pin-ups estão novamente em alta na cultura pop (se é que um dia elas não estiveram). A atualização da representação de garotas sensuais e com glamour no novo milênio confirma que elas não são apenas uma forma de povoar o imaginário masculino, mas principalmente uma demonstração do poder da sexualidade e da beleza feminina na cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário