Pin-up Músic

Babygirls e Rockers

Friends

Search this blog ( pesquisa )

I am : Mademoiselle

Minha foto
São Paulo, SP, Estonia
A pin-up girl in a modern world: Gypsy/Pin Up/Fetishist/Scorpio/Dancer/Passionate ****

quinta-feira, março 31, 2011

Madonna Erotica



Erotica é o quinto álbum de estúdio da cantora Madonna, lançado em 20 de outubro de 1992. Em 1992, o mundo passava por transformações e o maior crédito do álbum é justamnete falar sobre liberdade sexual numa época Pós-AIDS onde a barreira da hipocrisia, do preconceito e da falta de informação era enorme.
Madonna ganhou mais admiração ainda por parte dos homossexuais, falando sobre a dificuldade em se aceitar diferente, e apontando novamente para o preconceito e a hipocrisia.
O álbum não fala somente em sexo, tem letras sobre desencontros, brigas, aceitação, mentiras e, acredite, amor. Apesar de toda a controvérsia proposital girada em torno do álbum, "Erotica" entra facilmente na lista dos melhores da carreira de Madonna: um álbum envolvente e com algo a dizer. Porém, lançado juntamente com o livro "SEX", uma das maiores polêmicas da carreira de Madonna, o álbum teve seu brilho e mérito ofuscado o que, inevitavelmente refletiu em suas vendas. Polêmicas a parte, o álbum vendeu cerca de seis milhões de cópias em todo o mundo.
  • Informações Sobre o Álbum

    Erotica foi o primeiro grande fracasso de Madonna. Vendeu pouco, quis dar uma de safada flopou feio. Depois de ter editado a banda sonora de Dick Tracy, filme que protagonizou com Warren Beatty, Madonna pretendia realizar um disco orientado para as pistas de discoteca. Para tal trabalhou com dois produtores, Shep Pettibonne, que introduziu elementos de house, dance music e electrónica no disco e André Betts, responsável pelos elementos que apontam para o mundo do jazz e hip hop. Embora o disco Ray of Light seja citado como o grande disco que introduziu Madonna no ambiente da música electrónica, esta já está presente em faixas de Erotica.
    Shep Pettibonne escreveu o "Erotica Diaries" que conta como foi o processo de gravação do disco, como as ideias surgiram e a ordem de gravação das faixas, um texto que pode ser encontrado facilmente em sites de fãs da Madonna.


    Alguns anos depois, descombrem-se alguns b-sides deste álbum, como "You thrill me", presente em uma das mixagens do single "Erotica"; "Erotic"; "Goodbye to innocence" e "Up down suite". É desta época também a canção "This Used to Be My Playground", tanto que a Warner fez de tudo para colocar a música na tracklist final de Erotica, ideia completamente rejeitada por Madonna, pois dizia que a música não tinha nada a ver com o conceito de seu álbum.Uma das músicas mais belas já escritas por Madonna é a quase desconhecida Secret Garden.A música é muito bela.Algumas pessoas acham que o álbum é só indecencia, mas se ouvirem Secret Garden, Waiting ou In this Life certamente mudarão de opinião.
    Secret Garden, foi considerada por Madonna a melhor música que ela já escreveu. É também umas das melhores do álbum, com elementos de Jazz e Blues, e também a presença piano e saxofone.

     

    • Escândalo Erótico

    O álbum foi antecedido nos Estados Unidos pelo lançamento do single homónimo, em Setembro de 1992. A faixa-título, 'Erotica', é protagonizada por uma personagem denominada Dita, que numa voz sussurrante e rouca fala da busca do prazer, que a personagem considera estar por vezes à dor.
    Erotica foi acompanhado um mês depois pelo livro SEX, 128 páginas de sexo, fantasias sexuais e erotismo, escrito pela Madonna, com fotografias de Steven Meisel e projeto de Fabien Baron.
    Madonna considerou mais tarde que o disco foi subestimado no meio da polémica em torno do livro.
    Além disso já começavam os rumores sobre as cenas de sexo bem realistas do filme Corpo em Evidência que seria lançado meses mais tarde; tudo teria alegadamente gerado um movimento "anti-Madonna".
    "Erotica" foi lançado em CD, vinil duplo, fita cassete e também em dcc (digital compact casset). O vinil é considerado pelos fãs como o possuidor de maior valor estético: é um disco duplo com capa dupla também, possuindo cada vinil um encarte próprio.
    Em CD nos Estados Unidos existem duas versões uma com o selo Parental Advisory por causa das letras 'pesadas' e outra "clean" que não tem a faixa "Did You Do It?". Há ainda um "picture disc" raríssimo, com poucas unidades feitas e que tem alcançado preços absurdos em sites de leilões como o eBay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário