Pin-up Músic

Babygirls e Rockers

Friends

Search this blog ( pesquisa )

I am : Mademoiselle

Minha foto
São Paulo, SP, Estonia
A pin-up girl in a modern world: Gypsy/Pin Up/Fetishist/Scorpio/Dancer/Passionate ****

quarta-feira, março 16, 2011

Retrô e Vintage

Olá gente!! senti saudades! :)

Hoje decidi falar de uma coisa que é até fácil de se encontrar, basta jogar no google que você encontra váááárias respostas, mas que ainda assim muita gente vem usando de forma errônea.
É sobre o vintage e o retrô.
As pessoas parecem associar os dois e transformá-los em um só. O que é um pecado! As diferenças nem são tão sutis assim, então, vamos nos informar melhor antes de sair falando do que não sabemos? Sem criticar ninguém, estou aqui para tentar exemplificar e explicar o que é cada um.
Comecemos então respeitando a ordem!

* Vintage:
Para uma peça ser vintage ela (necessáriamente) tem que ter décadas de existência mas ainda assim preservar a sua qualidade. Falando de forma grosseira mesmo, é uma peça velha mas preservada. E mais, para uma peça ser considerada vintage, ela tem que ter no mínimo duas décadas.






(Peças vintage sempre são encontradas em brechós.)
* Retrô: Peças retrô são bem mais fáceis de se encontrar. Elas sim, são as mais comuns, e na sua maioria é com elas que convivemos. Para uma peça ser retrô ela precisa apenas apresentar uma caracteristica do vintage que é o 'modelo'. Ele surge como uma releitura. Ou seja, mantém a mesma elegância dos anos 40, 50... mas são adaptadas para os dias atuais.



Ah, e como os termos surgiram?
Vintage vem dos vinhedos e sua tradução é algo como "boa safra". (São famosas marcas dos anos 60/70)
E retrô quer dizer algo como "dentro após epocas". (É a tal 'releitura' que já citei.)

Por hoje é só, espero ter esclarecido as dúvidas de quem ainda não sabia a diferença ou que mesmo já tendo lido a respeito continuava se confundindo, e continuo pedindo para que vocês nos enviem  suas opniões, mandando ideias e susgestões para o meu  e-mail!

Nenhum comentário:

Postar um comentário